trabalho 1

Meia Amazônia não
Criar em duplas ou trios um anúncio para revista divulgando a campanha e chamando os cidadãos brasileiros a protestarem. O anúncio tem que ter texto e pode ter imagem.


Não deixe esta história ir até o fim.

Para mudar é preciso virar a página. Mas não neste caso.
Querem desmatar meia amazônia, e quanto mais árvores forem derrubadas piores serão as conseqüências.

(dupla: Felipe Holman)

Defesa da estratégia:

Iniciamos o anúncio com um texto de caráter mais subjetivo, o qual pretende incitar a curiosidade, e ainda fazer referência à imagem que o segue. Utilizamos a imagem de um livro cujas páginas estão abertas na ‘metade’ da história. Esta foto faz referência à porcentagem de área que seria desmatada – de forma legal – a partir da aprovação do projeto de lei 6424/2005. Ao colocarmos uma imagem de floresta preservada à esquerda, e uma de vegetação desmatada à direita, sugerimos que quanto mais páginas virarmos deste livro, mais áreas serão destruídas. Esta reflexão é sustentada pelo texto que a segue, o qual reforça a idéia de história em construção, ainda não finalizada, dando ao leitor o poder de alterá-la a partir de suas ações. O texto que diz “Para mudar é preciso virar a página. Mas não neste caso.” traz ainda a ligação com o ato de folhear a revista, ato inerente à leitura de ÉPOCA. Pretendemos que este folhear não prossiga sem que antes haja uma mudança de opinião, uma reflexão sobre a causa ‘‘Meia Amazônia”. Queremos que o leitor sinta-se impactado e, ao invés de seguir simplesmente sua leitura, pare e pondere sobre as conseqüências de tal projeto.

Publicação: Revista ÉPOCA

A escolha por veicular o anúncio na revista Época foi motivada por ser esta uma revista de grande representatividade no cenário nacional. Ela ocupa hoje o 2º lugar no ranking de vendas de revistas semanais, com cerca de 600 mil exemplares vendidos a cada semana. Seu público é formado, principalmente, por pessoas das classes A e B, as quais, considerando a realidade da educação brasileira, se fazem formadores de opinião e disseminadores de discussões capazes de atingir às massas.

Ainda que considerada uma publicação nova (a primeira edição data de 25 de maio de 1998) Época é bastante respeitada e possui credibilidade dentre os veículos de comunicação, conceitos que se refletem na causa do Greenpeace.

Conhecida por sua linha editorial voltada para assuntos políticos, é freqüentemente responsável por denúncias que pautam as conversas da população brasileira ao longo de semanas. Tendo isto em vista, objetivamos incluir a campanha ‘Meia Amazônia Não’ nas discussões das famílias brasileiras.

Sugerimos que a publicação seja feita preferencialmente em página ímpar, com a finalidade de obter mais visibilidade e atenção do leitor.

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